PUB
Amanhecer

Matosinhos quer criar acesso de emergência da A28 ao hospital

Matosinhos quer criar acesso de emergência da A28 ao hospital

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A Câmara de Matosinhos pretende realizar a obra, jurisdição da Estradas de Portugal, para o acesso de emergência da A28 ao Hospital Pedro Hispano. A proposta vai ser apresentada na próxima reunião do executivo e é  justificada pela “urgência do problema”.

O objetivo da proposta, da responsabilidade do vereador responsável pela pasta dos Transportes e Mobilidade, o comunista José Pedro Rodrigues, é que, “ao fim de vários meses de negociações e articulações com a Estradas de Portugal, a Câmara de Matosinhos avance com a disponibilidade de fazer a obra”.
A dificuldade das ambulâncias em emergência acederem ao Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, devido ao frequente congestionamento de trânsito na rotunda AEP, é um problema antigo, parecendo haver agora uma solução para que seja construído um acesso exclusivo para veículos em emergência.
“Uma solução que permite encarar e resolver definitivamente este problema específico, proporcionando um interruptor para o ambulatório de urgência que circula na A28 no sentido Norte-Sul”, lê-se na proposta que vai a votação na terça-feira.
De acordo com o vereador, a proposta consiste em abrir um corredor na A28, no sentido Norte-Sul, que ligue à zona da urgência do hospital, com acesso exclusivo a ambulâncias em serviço de emergência, havendo um “controlo de vigilância centralizado que garante que o acesso é feito exclusivamente pelos veículos a que está destinado”.
“Medindo a urgência do problema e a necessidade de dar uma resposta imediata, sugere-se que a câmara decida propor à Estradas de Portugal que aceite a execução da obra pela autarquia”, justificou à agência Lusa.
Será também proposto, segundo José Pedro Rodrigues, que “a responsabilidade financeira a assumir pelo município na concretização de uma obra da jurisdição da Estradas de Portugal possa ser equilibrada futuramente no âmbito da despesa ou investimentos daquela entidade no território municipal”, de modo a que “não se faça depender disso a execução da obra que se percebe, a cada dia que passa, ser de uma urgência visível”.
“Este é um problema grave, com consequências incomensuráveis, que permanece sem solução desde a construção daquela unidade hospitalar e que a Câmara Municipal de Matosinhos tomou a iniciativa de partilhar com as Estradas de Portugal, entidade que tutela a IC1/A28, e com a Administração do Hospital Pedro Hispano”, refere ainda a proposta.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2