CIN - Branco Perfeito

Matosinhos promove alimentação saudável nos mais novos

Matosinhos promove alimentação saudável nos mais novos

A Câmara Municipal de Matosinhos é promotora da saúde, em particular, da alimentação saudável, sendo uma das áreas prioritárias de ação, a educação alimentar nas crianças do município.

A autarquia que integra a Rede Portuguesa dos Municípios Saudáveis e orgulha-se do seu “papel fundamental quer no crescimento e desenvolvimento das crianças quer na prevenção de futuras doenças como a obesidade e a diabetes”.

O programa “Fruta Escolar” é resultado dessa preocupação, que desde a passada sexta-feira, Dia Mundial da Alimentação, distribui gratuitamente fruta nos jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública do concelho.

Este programa abrange 1919 crianças da educação pré-escolar e 4630 crianças do 1.º ciclo.

Também os educadores são alvo desta iniciativa, sendo que 226 professores do 1.º ciclo e 85 educadores de infância, também recebem a fruta de forma gratuita, de forma a “dar o exemplo” aos mais novos.

Todas as terças e quintas-feiras, são disponibilizados hortofrutícolas da época, respeitando a sazonalidade dos produtos, nomeadamente, maçã, pêra, laranja, banana, tangerina, clementina, cereja, uvas, ameixa, pêssego, tomate cherry e cenoura.

Uma outra estratégia ao incentivo à alimentação saudável é a a caderneta do “Frutinhas”, a mascote do projeto, que cada criança recebeu no inicio do projeto, e tem como objetivo acomular e colar cromos, procurando-se relacionar um comportamento alimentar saudável com a prática da coleção de cromos tão valorizada pelos mais novos.

Será lançado o concurso “A História do Frutinhas”, no terceiro período letivo, onde os alunos do 14º ciclo concorrem histórias sobre a alimentação saudável. A história vencedora será o tema da caderneta do “Frutinhas” do ano letivo seguinte.

“O Frutinhas vai ao mercado” foi a história escolhida, este ano, para a caderneta e é da autoria do aluno Luís Salabert da EB Nogueira Pinto, vencedor do concurso do ano letivo transato. Além da fruta, a autarquia promove a distribuição diária e gratuita de leite sem adição de açúcares ou chocolate (Programa Leite Escolar) e a distribuição de um lanche saudável para o intervalo da manhã (Programa A Minha Merenda), gratuito para as crianças com escalão A e B da Ação Social Escolar e com o custo de 0,40€ para as restantes.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes