O município de Matosinhos vai assinalar amanhã o Dia Mundial da Alimentação com o lançamento de um novo projeto-piloto junto da comunidade escolar. A iniciativa, intitulada “Merendas Escolares Saudáveis”, desenvolvida juntamente com as Faculdades de Desporto e de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, visa “estimular os encarregados de educação a prepararem lancheiras mais equilibradas”, segundo avançou, em comunicado, a Câmara de Matosinhos.
De acordo com a mesma nota de imprensa, o projeto abrange, para já, as cerca de 600 crianças que frequentam a pré-escola e o 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Perafita, no âmbito do programa “Perafita É Saúde”, através do qual se procura incentivar a prática de desporto na luta contra a obesidade infantil.
Os estudantes receberão, assim, um panfleto informativo destinado a incentivar os encarregados de educação a retirarem das merendas dos seus educandos um conjunto de alimentos “não permitidos”, entre os quais chocolates, snacks, batatas fritas, refrigerantes, bolachas recheadas, bolos e pastéis. Os professores começarão, posteriormente, a fazer o controlo diário das merendas dos alunos, assinalando a vermelho as lancheiras que incluam os alimentos desaconselhados. “No final do ano letivo, a turma que apresentar menor número de sinais vermelhos e, consequentemente, menos alimentos pouco saudáveis nas suas merendas, será premiada”, adiantou a autarquia matosinhense.