A Câmara Municipal de Matosinhos integrou, recentemente, mais 30 famílias no seu Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento, perfazendo, assim, mais de sete centenas famílias apoiadas no âmbito da iniciativa, criada em 2009.
Os cheques para apoiar as novas famílias do programa totalizam 3.331,80€ mensais e foram entregues na quarta-feira numa sessão que decorreu no Edifício dos Paços do Concelho e que contou com a participação da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e do administrador da MatosinhosHabit, Tiago Maia.
Desde que lançou este programa, com o objetivo principal de “encontrar respostas diversificadas aos problemas de habitação existentes no concelho”, a autarquia já apoiou cerca de 730 famílias, atribuindo uma verba mensal próxima dos 79 mil euros.
De acordo com o município, os preços praticados pelo mercado privado de arrendamento dificultam o acesso de muitas famílias que, por um lado, “não reúnem critérios de priorização para a atribuição de habitação social” e por outro “em situações de desemprego, doença, entre outros, as famílias veem diminuir os seus rendimentos e consequentemente não conseguem suportar os encargos com habitação”.
Os valores atribuídos a cada família pela MatosinhosHabit, recorde-se, variam entre os 75 e os 125 euros por mês.