A Câmara Municipal de Matosinhos incorporou mais 21 famílias no Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento. Os valores atribuídos a cada família variam entre os 75 e os 125 euros por mês.
Os cheques, “no valor mensal de 2.450,00€”, foram entregues esta semana, numa sessão que decorreu no Edifício dos Paços do Concelho e que contou com a participação da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e do administrador da MatosinhosHabit, Tiago Maia.
De acordo com o município, o Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento (PMAA), que se apresenta como uma “alternativa à habitação social e evita o desalojamento face a ações de despejo, fruto das dificuldades económicas das famílias”, apoia atualmente 706 famílias, atribuindo uma verba mensal total 75.806,30€. Os valores atribuídos variam entre os 75 e os 125 euros por mês.
De referir que o programa, implementado em 2009, surgiu com o propósito de “encontrar respostas diversificadas aos problemas de habitação” existentes no concelho de Matosinhos.
“Os preços praticados pelo mercado privado de arrendamento dificultam o acesso de muitas famílias que, simultaneamente, não reúnem critérios de priorização para a atribuição de habitação social. Por outro lado, em situações de desemprego, doença, entre outros, as famílias veem diminuir os seus rendimentos e consequentemente não conseguem suportar os encargos com habitação”, explica a autarquia.