CMPorto

Matosinhos procura negócios que fomentem a economia azul

Matosinhos procura negócios que fomentem a economia azul

Em causa está o “BluAct”, um projeto que envolve sete cidades europeias e que pretende estimular a economia azul de forma sustentável. Matosinhos é a cidade que representa Portugal nesta iniciativa que envolve, ainda, Piraeus (Grécia), Burgas (Bulgária), Mataro (Espanha), Ostend (Bélgica), Galati (Roménia) e Salerno (Itália).

“Para incentivar o desenvolvimento de projetos nesta área, a Câmara Municipal de Matosinhos, no âmbito do BluAct, promove um concurso dirigido a pessoas com projetos empresariais que se encontrem em fase de ideia de negócio e empresas já legalmente constituídas, com menos de quatro anos, e com impacto significativo na economia do mar”, destaca o comunicado enviado à VIVA!.

De acordo com o mesmo, todo aqueles que possuam ideias empreendedoras que visem o crescimento da economia azul poderão candidatar-se até 9 de fevereiro de 2020.

As inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas através do preenchimento de um formulário online disponível na página da autarquia, onde também é possível ter acesso ao regulamento do concurso.

Após a submissão das candidaturas, seguir-se-á a fase de seleção, que decorre até ao dia 23 de fevereiro, e que “vai apurar 10 ideias de negócio que durante quatro dias (de 26 de fevereiro a 2 de março) vão participar num programa de ideação, para apoio à dinamização de um modelo de negócios”.

Já no dia 2 de março, durante a manhã, “cada um dos projetos terá a oportunidade de apresentar o seu «pitch» perante o júri, momento após o qual serão escolhidas cinco ideias de negócio”. No período da tarde, “aos cinco projetos apurados juntar-se-ão às cinco empresas selecionadas após a avaliação de candidaturas”, sendo que dos 10 projetos empresariais que farão o «pitch» final, serão selecionados apenas três.

A nota divulgada destaca “a importância da troca de experiências entre cidades portuárias” e relembra que o concurso integra, ainda, a realização de um programa de aceleração para os três vencedores, ao qual se segue a incubação, durante um ano, na UPTEC, além de um prémio extra patrocinado pela Super Bock para a ideia de negócio que tenha como enfoque a redução de plástico. 

PUB
www.youtube.com/watch?v=sGBN85XLjXI/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=natal