CM Matosinhos

Matosinhos mantém passe “Estudante-Maré” no ano letivo 2020/21

Matosinhos mantém passe

Criado pela Câmara Municipal de Matosinhos, o passe “Estudante-Maré” vai estar em vigor no ano letivo 2020/21, assegurando o transporte gratuito de 9.000 alunos com idade igual ou superior a 13 anos matriculados nas escolas do concelho.

O “Estudante-Maré” vai estar em vigor em Matosinhos pelo segundo ano consecutivo. A revalidação do passe – que é válido por 12 meses, quer no período escolar quer nas férias – para o ano letivo 2020/21 foi aprovada por unanimidade na reunião camarária de terça-feira.

“Este passe contribui para a promoção do uso dos transportes públicos junto das novas gerações e ajuda a minimizar o impacto financeiro dos transportes nos orçamentos familiares”, disse o vereador da área dos Transportes e Mobilidade de Matosinhos, José Pedro Rodrigues.

No ano letivo 2019/20, o título beneficiou cerca de 1.500 alunos, número que José Pedro Rodrigues tem a expectativa de que aumente.

“Estamos a preparar, em conjunto com o operador de transportes [a ViaMove], campanhas de divulgação e sensibilização nas escolas”, avançou o vereador à agência Lusa.

A introdução deste passe visa complementar a entrada em vigor na Área Metropolitana do Porto da gratuidade dos passes Andante para os jovens com menos de 13 anos.

O “Estudante-Maré” tem um custo estimado de 1,5 milhões de euros por ano. A Câmara de Matosinhos assegura até 500 mil euros deste investimento, sendo o restante garantido pela operadora ViaMove.

A proposta aprovada indica que “do universo de operadores atualmente habilitados a prestar o serviço no território do concelho de Matosinhos, apenas o operador de serviço público ViaMove, através da operacionalização da rede Maré, serve todos os agrupamentos escolares e demais escolas não-agrupadas do concelho”.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/livro-de-receitas-desperdicio-zero/?utm_source=vivaporto&utm_medium=mrec&utm_term=mrec&utm_content=231020-duplicacaoselos&utm_campaign=desperdiciozero

Viva! no Instagram. Siga-nos.