A publicação do roteiro visa facilitar o acesso de pessoas com deficiência visual aos acervos, exposições e espetáculos disponíveis no concelho, “fazendo de Matosinhos um município cada vez mais inclusivo e acessível a todos”.
O roteiro em Braille inclui informação sobre vinte equipamentos culturais como a Biblioteca Municipal Florbela Espanca, a Galeria Municipal, o Museu da Quinta de Santiago, a Casa do Design, o Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery ou os vários equipamentos que integram a Rede de Museus de Matosinhos, apresentando-os sumariamente e fornecendo indicações sobre a sua programação e horários. O guia disponibiliza também “informação relativa à existência de publicações em braille e de objetos ou quadros tácteis que possam ser experienciados pelos invisuais, bem como sobre a facilidade de acesso para pessoas com mobilidade reduzida”, refere ainda a autarquia matosinhense.
Lançado pela Câmara Municipal de Matosinhos, através do Centro de Leitura Especial da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, o guia está disponível para consulta em cada um dos vinte espaços, podendo também ser enviado, via CTT/Cecograma, para todos os interessados.
De salientar que o Centro de Leitura Especial da Biblioteca Municipal Florbela Espanca tem como objetivo a “democratização do acesso à informação e à cultura, e a efetiva integração das pessoas deficientes, seja motivando-as para a leitura, seja produzindo bibliografia em suporte braille e digital, dirigida a todas as idades”.