PUB
Recheio 2024 Institucional

Matosinhos: Já está a funcionar cozinha terapêutica que apoia doentes de Alzheimer

Matosinhos: Já está a funcionar cozinha terapêutica que apoia doentes de Alzheimer

“Já Cheira a Esturro” é um projeto de cozinha terapêutica cuja missão “é despertar as sensações e apelar à memória de pessoas portadoras de Alzheimer”, através da integração de atividades culinárias nas suas rotinas, esclarece o comunicado enviado à VIVA!.

Este projeto, apresentado pelo Centro Social e Paroquial do Padão da Légua, foi o vencedor do “Concurso de Projetos Solidários” lançado pelo Mar Shopping Matosinhos, e recebeu o apoio de cinco mil euros, estando, agora, disponível para ajudar cerca de 75 idosos do lar da terceira idade e do centro de dia da instituição.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Estima-se que em todo o mundo existam 47,5 milhões de pessoas com demência, sendo que cerca de 60 a 70% dos casos terão Alzheimer. A doença manifesta-se, geralmente, a partir dos 65 anos, sendo caraterizada por “um agravamento progressivo e um irreversível declínio das funções intelectuais como a memória, orientação, pensamento abstrato e aprendizagem”. Contudo, os efeitos podem ser minimizados através do envolvimento dos pacientes em atividades que os motivem e os mantenham ocupados. E terá sido, precisamente, com esse objetivo que o Centro Social e Paroquial do Padrão da Légua pensou nesta iniciativa.

Atualmente, esta IPSS conta com 100 residentes e o Centro de Dia acolhe, em média, 30 utentes por dia. Dos 100 residentes, 56% são portadores de Alzheimer. Já dos 30 utentes do Centro de Dia, 67% são vítimas desta demência, maioritariamente mulheres. E “serão estes os principais beneficiários das atividades incluídas no projeto da cozinha terapêutica”.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem