Philips

Matosinhos já apoiou restauração e similares com um milhão de euros

Matosinhos já apoiou restauração e similares com um milhão de euros

Para colmatar as perdas do setor da restauração e similares, provocadas pela pandemia de Covid-19, a Câmara Municipal de Matosinhos revelou ter já canalizado cerca de um milhão de euros em apoios.

O investimento no Matosinhos.Come – o serviço de entrega de refeições de restaurantes do concelho ao domicílio – ronda os 175 mil euros, indica a agência Lusa, citada pelo Notícias ao Minuto.

Recorde-se que o serviço de entrega de refeições ao domicílio está disponível, de segunda-feira a domingo, em todo o concelho de Matosinhos e concelhos limítrofes num raio de cinco quilómetros, num total de 54 uniões de freguesias de Vila do Conde, Maia, Valongo, Gondomar, Porto e Vila Nova de Gaia. 

“No conforto do seu lar, com a sua família, usufrua das refeições dos nossos restaurantes, ao almoço ou ao jantar”, apela o município de Matosinhos, na esperança de que todos possam ajudar a restauração. 

Além do apoio ao Matosinhos.Come, a autarquia decidiu isentar de taxa de ocupação de espaço público (esplanadas) os estabelecimentos comerciais (cerca de 250 mil euros), bem como não cobrar a renda aos estabelecimentos em espaços municipais, enquanto estes estiverem encerrados (10 mil euros).

A somar a estes apoios, na época balnear passada, a Câmara de Matosinhos pagou, excecionalmente, 400 mil euros em vigilância, limpeza e água, despesa que eram responsabilidade dos bares de praia.

Cerca de 79 mil euros foram ainda alocados às empresas da hotelaria, que beneficiaram de subsídios entre os 1.016 e 1.270 euros no âmbito do Fundo de Emergência Municipal.

“Acrescem ainda medidas de promoção dos estabelecimentos comerciais, como o cheque Matosinhos Presente (60 mil euros distribuídos em vales de 10 euros) e os ‘vouchers’ dos concursos de Natal que podem ser descontados também em restaurantes aderentes”, sublinhou a autarquia à Lusa.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem