PUB
PD - Revista Sabe Bem

Matosinhos já acendeu as luzes de Natal

Matosinhos já acendeu as luzes de Natal

O município de Matosinhos vive, desde sexta-feira, a verdadeira magia do Natal, potenciada pela inauguração das tradicionais iluminações de Natal, que, este ano, chegam a cerca de 90 locais do concelho, entre ruas, rotundas, praças, jardins e edifícios emblemáticos. 

“A iluminação de edifícios emblemáticos como é o caso do Mercado de Matosinhos e das igrejas situadas nas várias freguesias, foi desenvolvida de modo a valorizar e evidenciar as respetivas características arquitetónicas”, afirmou a Câmara Municipal, adiantando que, procurou, também, privilegiar a iluminação de árvores naturais, 319 no total, destacando também o património natural do concelho. 

A zona envolvente da famosa Rotunda da Anémona foi decorada com 23 peças luminosas, que levam, assim, “uma nova luz a uma das mais emblemáticas entradas no município”. 

“Em tempo de pandemia o Natal também tem brilho”, escreveu, no seu site, a autarquia, para quem as iluminações de Natal assumem também “um papel importante na estratégia de dinamização da economia local do município”. 

No total, o executivo liderado por Luísa Salgueiro investiu, este ano, 227 mil euros na iluminação de Natal, mais 104 mil euros do que no ano anterior, como sublinha o Jornal de Notícias.  

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O momento da inauguração das luzes foi assinalado na Rua Brito Capelo e contou com a presença da presidente da autarquia, Luísa Salgueiro, do vice-presidente, Fernando Rocha, e dos vereadores Ângela Miranda, Valentim Campos e José Pedro Rodrigues. 

Recorde-se ainda que, este ano, Matosinhos não contará com as várias iniciativas de Natal e Ano Novo que, como espetáculos, concertos, fogo de artifício e a “tradicional instalação de luz e som” em frente Paços do Concelho. A medida “visa limitar a aglomeração de pessoas e, consequentemente, evitar a incidência de novos contágios na população”, sendo que o dinheiro que iria ser utilizado nas iniciativas será canalizado para o pequeno comércio. Ao todo trata-se de uma verba poupada de 150 mil euros, que será transferida para o Fundo de Emergência Municipal – Empresas.    

O município tem feito uma aposta muito significativa no apoio ao comércio mais afetado pela pandemia, como é exemplo a realização de concursos de montras e de sorteio de vales de compras, a ilustração de montras de estabelecimentos comerciais, a decoração com passadeira vermelha e a animação musical da Rua Brito Capelo. No que respeita aos estabelecimentos de restauração, destaca-se, sobretudo, o serviço de “entregas ao domicílio” de refeições, gratuitas, intitulado “matosinhos.come”, disponível  em todo o concelho de Matosinhos e concelhos limítrofes num raio de cinco quilómetros, num total de 54 uniões de freguesias de Vila do Conde, Maia, Valongo, Gondomar, Porto e Vila Nova de Gaia, e que se mantém no próximo fim de semana de restrições à circulação.  

Foto: CM Matosinhos

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem