
Mais de 600 famílias residentes na Biquinha, em Matosinhos, receberam, na terça-feira, “ecobags” [sacos para a reciclagem], distribuídos pela MatosinhosHabit, em parceria com a Lipor e a Câmara Municipal local, numa iniciativa que visa “incentivar a prática da reciclagem e sensibilizar a população para uma correta separação de resíduos urbanos”.
Ter um “município mais verde e ecológico, onde as preocupações ambientais são uma realidade” é uma das estratégias da autarquia, que, por isso, tenta envolver a população nos hábitos de reciclagem, destaca a MatosinhosHabit, em comunicado.
Desta forma, além de distribuir sacos de reciclagem pelos moradores do Conjunto Habitacional da Biquinha, a autarquia irá também substituir “diversas ilhas de ecopontos, facilitando o acesso dos cidadãos aos mesmos e modernizando todos os equipamentos locais”.
Presente na ação de distribuição dos “ecobags”, Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit, reforçou que com esta iniciativa pretendem “sensibilizar a comunidade matosinhense para a importância da reciclagem, uma prática que deve começar na casa de cada um com a separação dos nossos resíduos domésticos”. “Se cada um fizer a sua parte estaremos todos a contribuir não só para um concelho mais sustentável como também estaremos a colaborar para um planeta mais saudável”, completou.
O momento foi ainda aproveitado para o esclarecimento de algumas dúvidas relacionadas com a correta separação de resíduos junto dos munícipes.
A presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, também esteve presente na visita e aproveitou também para ouvir os moradores sobre a intervenção de requalificação em curso, no valor de 2,3 milhões de euros e que abrange diretamente 216 habitações, distribuídas por seis blocos habitacionais.