A Câmara Municipal de Matosinhos vai garantir a entrega de alimentos e medicamentos a idosos e grupos vulneráveis à contração de infeção por covid-19 e criar uma linha de apoio para disponibilizar apoio psicológico “por via do isolamento social”.
Em comunicado enviado à VIVA!, a Câmara adianta que a linha de apoio entrará em funcionamento já esta quarta-feira, 18 de março, com 12 psicólogos da autarquia, que prestarão apoio aos munícipes em “situação de maior fragilidade”.
Quanto à entrega domiciliária de bens essenciais, espera-se que toda a operação esteja montada na próxima segunda-feira, dia 23 de março, decorrendo esta terça-feira uma reunião entre a autarquia e os principais operadores de distribuição no sentido de agilizar procedimentos, acrescenta.
Para o efeito, o município vai disponibilizar 100 viaturas municipais e “ativar toda a rede social do concelho” para “dar uma resposta atempada aos pedidos”.
“Trata-se de um esforço logístico e de recursos humanos muito significativo por parte da Câmara Municipal de Matosinhos, uma vez que muitos dos nossos técnicos se encontram a trabalhar a partir de casa. Estamos empenhados em mitigar as dificuldades dos nossos munícipes, tentando acorrer aos casos mais difíceis, tanto ao nível dos bens essenciais, como ao nível do apoio psicológico, que consideramos fundamental”, explicou Luísa Salgueiro, presidente da autarquia.
A autarca revelou ainda que já foi agilizado “o reforço da higienização das ruas e equipamentos de utilização pública, como paragens de autocarro ou contentores de resíduos” e que também os autocarros serão “devidamente desinfetados” ao final de cada dia.
Recorde-se que Matosinhos tem todos os serviços municipais e das uniões de freguesia encerrados, sendo que os assuntos deverão ser tratados por telefone ou por e-mail.
Também o serviço urbano de transportes MARÉ sofreu alterações desde segunda-feira.