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Recheio 2024 Institucional

Matosinhos está “Mais Acessível. Mais Perto. Mais Rápido.”

Matosinhos está “Mais Acessível. Mais Perto. Mais Rápido.”

A Câmara Municipal de Matosinhos continua a apostar na modernização administrativa e, com o objetivo de simplificar a vida às pessoas, alterou o seu site, lançou uma nova app e disponibiliza uma Loja do Munícipe Online.

O novo site, a nova app e a Loja do Munícipe Online, “instrumentos que privilegiam as componentes da comunicação, transparência e participação dos cidadãos”, entraram em funcionamento esta quinta-feira.

Para a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, “se há algo que a pandemia por COVID 19 demonstrou foi que as novas tecnologias foram e são absolutamente fundamentais no nosso dia a dia. Sem os meios digitais, não teria sido possível manter o serviço que prestamos nos últimos meses aos munícipes. As alterações que estamos agora a introduzir vão precisamente ao encontro das necessidades atuais. Vamos estar mais perto das pessoas, responder ainda mais rápido às muitas solicitações e queremos que a nossa forma de comunicar com os cidadãos seja inclusiva e transparente”, salienta.

Assim, além de todos os conteúdos institucionais – notícias, eventos, contactos, regulamentos, relatórios de contas, planos municipais, etc., o novo site aposta numa comunicação inclusiva e acessível a todos os cidadãos: a Câmara de Matosinhos é a primeira autarquia da Área Metropolitana do Porto a disponibilizar um avatar de língua gestual portuguesa para surdos-mudos, além de um vocalizador de conteúdos em português para invisuais.

Segundo indica o Município de Matosinhos, “é o primeiro site autárquico pensado de raiz para cumprir com os selos de acessibilidade da AMA- Agência para a Modernização Administrativa, que representam um patamar de excelência na inclusão via internet”. Agora com o lançamento, o site será submetido à avaliação pelas entidades competentes.

O site apresenta outras novidades. Uma delas é a nova plataforma de recrutamento. Além da desmaterialização dos processos concursais para a administração pública, este novo instrumento incentiva a transparência e o acesso à informação.

“Integrada no backoffice do site, a plataforma centraliza toda a informação dos candidatos, permite prestar esclarecimentos e gere as várias etapas do processo e os vários intervenientes internos ou externos. Só nos primeiros oito procedimentos concursais, foram registadas mais de mil candidaturas, poupando tempo e papel em todo o processo”, indica a autarquia.

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Destaque também para a existência de um “Chatbot”, um assistente virtual que permite o atendimento 24 horas por dia.

Já a App Matosinhos é atualizada diariamente com conteúdos como notícias, fotografia e vídeo, eventos, pontos de interesse, bolsa de emprego, diretório empresarial e associativo, farmácias de serviço, meteorologia, contactos úteis, entre outros.

Disponível em iOS e Android, a nova App permite ainda reportar à autarquia uma ocorrência que o munícipe considere importante, como um buraco na rua, um sinal de trânsito caído, um ecoponto que ardeu, uma obra ilegal ou até o estacionamento desordenado.

De destacar uma outra novidade: a possibilidade de tirar uma senha para o atendimento físico da autarquia. Seja para atendimento geral, assuntos de urbanismo ou da Indaqua, esta app permite-lhe tirar a sua senha e gerir o tempo em que será atendido.

Segundo explica o vice-presidente e vereador responsável pelo pelouro da Modernização Administrativa, Fernando Rocha, “não nos quisemos ficar por um simples restyling do site. Quisemos ir mais longe. Quisemos inovar. A nossa comunicação tem que estar à distância do telemóvel ou do tablet. Apostamos, por isso, numa nova forma de navegação, mais intuitiva, com novas funcionalidades e ainda mais acessível”.

“Um computador, uma ligação à internet, uma conta de e-mail, é tudo o que precisa para entrar na Loja do Munícipe Online”, e assim tratar de vários assuntos via Web, sem ter que se deslocar presencialmente ao Edifício dos Paços do Concelho.

A plataforma OnlineDesk permite a implementação de uma solução de Balcão Eletrónico Multicanal. Integrada com o sistema de autenticação com o cartão de cidadão, permite a submissão de pedidos online com possibilidade de anexação de documentos, de efetuar pagamentos e de acompanhar o estado dos pedidos.

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