Com o objetivo de dotar os alunos de condições que lhes permitissem acompanhar aulas não presenciais, utilizando, para o efeito, plataformas de ensino digitais, a Câmara Municipal de Matosinhos entregou 62 computadores a várias instituições de ensino do concelho.
A Escola Profissional Alternância recebeu 48 computadores, a Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos 12 e o Lar de Santa Cruz, 2.
A entrega dos equipamentos, que decorreu na passada terça-feira, resultou da articulação da Câmara de Matosinhos com o Super Bock Group que, “de imediato, decidiu apoiar na vertente do equipamento informático e no acesso à internet atribuindo às instituições 10 computadores novos e 14 routers, para além da oferta de 12 computadores usados”, salienta a autarquia, que apoiou as instituições com 52 computadores e 52 routers.
“O que nos junta aqui hoje demonstra que podemos, de facto, fazer a diferença na forma como vamos sobreviver a esta pandemia. Temos que ser proativos e não ter receio de encarar o futuro! O desafio que todos enfrentamos, enquanto comunidade, serviu para nos tornar mais unidos, mais coesos, mais preparados para responder aos problemas e encontrar as respostas necessárias, à medida de cada um. O período da pandemia obrigou-nos a agir, a reagir, a programar num curto espaço de tempo”, afirmou a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro.
“Toda a comunidade esteve na primeira linha de resposta, desde os professores, aos médicos, dos funcionários do município a tantos outros que nunca baixaram os braços e que tomaram a dianteira desta luta. Haverá tempo de fazer justiça pelo magnífico trabalho que os nossos professores fizeram. Numas férias da Páscoa, pouco mais de duas semanas, adaptaram-se e começaram a dar aulas usando os meios digitais. Uniram-se em torno do interesse público e encararam este desafio com um louvável espírito de missão”, acrescentou a autarca, lembrando ainda a colaboração de empresas e instituições, que desde a primeira hora colaboraram com as entidades públicas para melhor servir as populações.
“O meu agradecimento especial vai hoje para o Super Bock Group, que se associa a esta iniciativa, como em tantas outras ocasiões já o fez. Esta, como todas as crises, não toca a todos por igual. Esbater as desigualdades é o nosso grande objetivo, ainda mais estando nós a gerir recursos públicos. Em Matosinhos, ninguém vai ficar para trás por falta de recursos. Todos juntos, somos capazes de ser os melhores do Mundo!”, salientou Luísa Salgueiro.
A cerimónia de assinatura dos contratos de comodato para cedência de computadores contou com a presença do Vereador da Educação, António Correia Pinto, do responsável pela Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos e Associação de Educação de Segunda Oportunidade, Luís Mesquita, da diretora do Agrupamento de Escola Óscar Lopes, Luísa Santos, da representante do Lar de Santa Cruz, Noémia Pires, e do presidente da Escola Profissional Alternância/EPA, Ensino e Formação Profissional, Arménio Martinho.