No âmbito da campanha lançada durante o mês de fevereiro, “Árvores pequenas procuram proprietário com coração grande”, que visa contribuir para o “restauro ecológico e valorização do vale do Leça”, a Câmara Municipal de Matosinhos recebeu mais de 400 candidaturas.
Entre o total de candidaturas submetidas, foram aprovadas 377, 337 das quais referentes a residentes do concelho e 39 a organizações, como condomínios, escolas, empresas, coletividades e associações, revelou.
Em comunicado, a autarquia matosinhense adianta que foram atribuídas 680 árvores e arbustos nativos das espécies Gilbardeira, Lódão-bastardo, Loureiro, Medronheiro, Murta e Pilriteiro. A campanha, recorde-se, oferecia duas árvores ou arbustos para plantação.
Devido ao contexto atual de pandemia, as entregas das espécies estão a decorrer no em formato “drive tree”, em dias e horários diferentes, no Parque Ecológico Monte de S.Brás.
A campanha em causa, reforça o município, contribui para os “objetivos do FUTURO” – projeto das cem mil árvores na Área Metropolitana do Porto e vai ao encontro da Agenda 2030 da ONU.
Foto: CM Matosinhos