Sogrape

Matosinhos encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 de novembro

Matosinhos encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 de novembro

Devido à “elevada incidência de casos de transmissão da infeção” pelo novo coronavírus, os cemitérios do concelho de Matosinhos vão estar fechados a 31 de outubro e 1 de novembro. Os horários de funcionamento serão alargados nos dias anteriores.

“Considerando a atual situação epidemiológica da COVID-19 e a elevada incidência de casos de transmissão da infeção, particularmente na região norte e em cumprimento das recomendações exaradas pela Autoridade de Saúde sobre este assunto, informa-se que todos os cemitérios do concelho estarão encerrados no dia 31 de outubro e 1 de novembro”, anuncia a Câmara de Matosinhos.

Esta decisão tem como principal objetivo a proteção da população, adiantou a autarquia à Lusa, já que, depois de consultar a Unidade de Saúde Pública e os vários serviços municipais que dão apoio nesta área, “considerou-se que não seria possível assegurar as normas de segurança emitidas pela DGS [Direção-Geral da Saúde] nem no interior, nem nas entradas e saídas dos cemitérios”.

No entanto, “de forma a possibilitar a homenagem aos entes queridos em condições de segurança e com um menor fluxo de pessoas”, a autarquia decidiu alargar os horários de todos os cemitérios entre os dias 28 e 30 de outubro e 2 novembro. Assim, nesses dias, os 14 cemitérios do concelho abrem às 07h e encerram às 20h, sem interrupção de almoço.

As regras de utilização destes locais mantêm-se, nomeadamente o uso de máscara, o cumprimento do distanciamento social de dois metros e o tempo de permanência reduzido ao mínimo indispensável.

Recorde-se que o Dia de Todos os Santos é comemorado anualmente a 1 de novembro, dia em que é também assinalado (por antecipação) o dos Fiéis Defuntos, que se celebra a 2 de novembro.

PUB
www.youtube.com/watch?v=sGBN85XLjXI/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=natal