PUB
Philips S9000

Matosinhos cria Núcleo de Planeamento e Intervenção na População em Situação de Sem Abrigo

Matosinhos cria Núcleo de Planeamento e Intervenção na População em Situação de Sem Abrigo

A Câmara Municipal de Matosinhos acaba de formalizar, com um conjunto de entidades públicas e privadas, o primeiro passo para a criação de um Núcleo para o Planeamento e Intervenção na População em Situação de Sem Abrigo em Matosinhos (NPISA).

Embora, segundo revelou, a população sem abrigo no concelho não chegue a 30 pessoas, existem muitas outras que vivem em alojamentos temporários – 34 no total -, pelo que entendeu “ser necessário aprofundar o conhecimento deste fenómeno e reforçar a rentabilização dos recursos existentes para que sejam dadas melhores respostas e adaptadas à realidade local”.

O projeto em causa, coordenado pela autarquia, surge no âmbito da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em situação de Sem Abrigo (ENIPSSA) no período 2017-2023, e envolve quase duas dezenas de entidades parceiras: União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, União das Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, ADEIMA, União das Freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Instituto de Segurança Social, I.P., Polícia de Segurança Pública – Divisão Policial de Matosinhos, Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Instituto de Emprego e Formação Profissional, I.P. – Centro de Emprego de Matosinhos, Unidade Local de Saúde de Matosinhos, EPE, Hospital de Magalhães Lemos, EPE, Centro de Respostas Integradas – CRI – Porto Ocidental, MatosinhosHabit – Empresa Municipal de Habitação, Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Matosinhos, Lar de Sant’ Ana – Matosinhos, FOR-MAR – Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Um dos projetos em cima da mesa é a criação de uma nova resposta de alojamento temporário no concelho, destinada a pessoas em situação de sem-abrigo, através de uma candidatura à Segurança Social com vista ao seu financiamento”, lê-se ainda na nota divulgada pelo município.

Ângela Miranda, Vereadora da Ação Social da Câmara de Matosinhos, Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit, Leonardo Fernandes, presidente da junta de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Lurdes Queirós, presidente da junta de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, Pedro Gonçalves, presidente da junta de Leça do Balio e Custóias e Paulo Ferreira, da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, foram algumas das personalidades presentes na cerimónia de assinatura do protocolo, que decorreu na sexta-feira, na sede da Câmara Municipal de Matosinhos.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem