
Até sexta-feira, sessenta e sete alunos dos vários níveis de ensino estão a participar na fase concelhia do Concurso Nacional de Leitura. As provas decorrem na Biblioteca Municipal Florbela Espanca e vão apurar os estudantes que representarão o concelho de Matosinhos na fase a disputar entre as Comunidades Intermunicipais/Áreas Metropolitanas.
Iniciativa do Plano Nacional de Leitura e das bibliotecas escolares, o Concurso Nacional de Leitura ambiciona “promover o livro e a leitura junto da comunidade educativa. A criação da fase concelhia da competição permite aprofundar o envolvimento das escolas com o município, assinalando-se este ano, pela primeira vez, a participação de todos os níveis de ensino, desde o primeiro ciclo”, revela nota enviada às redações.
Refira-se que os participantes nesta fase concelhia foram apurados por uma primeira prova nas escolas, tendo sido selecionados alunos de oito agrupamentos e de uma escola não agrupada. Esta fase incluirá uma prova escrita e uma prova oral, tendo como base os livros “O Aquário”, de João Pedro Mésseder (1º ciclo), “História de um gato e de um rato que se tornaram amigos”, de Luís Sepúlveda (2º ciclo), “Cartas da Beatriz”, de Maria Teresa Maia González (3º ciclo), e “Farenheit 451”, de Ray Bradbury (ensino secundário).
A iniciativa abarca ainda a realização de visitas guiadas à biblioteca e à exposição patente na galeria.