PUB
Amanhecer

Matosinhos com 10 praias “Qualidade de Ouro”

Matosinhos com 10 praias “Qualidade de Ouro”

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O galardão atribuído pela Quercus distingue as zonas balneares portuguesas em que as águas apresentam melhores resultados em termos de qualidade.

No total, a Associação Nacional de Conservação da Natureza Quercus distinguiu 396 praias com Qualidade de Ouro, 351 zonas balneares costeiras, 9 de transição, e 36 interiores.
Em Matosinhos, são 10 as “Praias Qualidade de Ouro” 2017: Pedras Brancas, Pedras do Corgo, Agudela, Quebrada, Marreco, Memória, Aterro, Boa Nova-Senhora, Leça da Palmeira e Fuzelhas. Em relação a 2016, Matosinhos ganha mais uma praia na lista das distinções graças à inclusão de Fuzelhas.
De acordo com o comunicado da Câmara de Matosinhos, “para receber a classificação de praia com qualidade de ouro da Quercus, a água balnear tem de respeitar os seguintes critérios: qualidade da água excelente nas cinco últimas épocas balneares de 2012 a 2016; todas as análises realizadas, sem exceção, na última época balnear (2016) deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares; ou seja, para águas costeiras e de transição, todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100 ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para Escherichia coli, e para águas interiores 200 ufc/100ml e 500 ufc/100ml, respetivamente”.
O objetivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de cinco anos apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Revista Sabe Bem até 30/4