CMPorto

Matosinhos celebra Dia Internacional da Mulher com exposição de Alfredo Cunha

Matosinhos celebra Dia Internacional da Mulher com exposição de Alfredo Cunha

“O Tempo das Mulheres” é o nome da exposição, do fotojornalista Alfredo Cunha, que inaugura no próximo dia 8 de março –  data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher – no Museu Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira. A mostra resulta de uma seleção de imagens que constam do livro com o mesmo título, que será apresentado, no mesmo espaço, às 17h00.

Segundo a Câmara Municipal de Matosinhos, o livro reúne mais de 400 fotografias a preto e branco de mulheres em variados contextos e continentes, celebrando a condição feminina desde a infância à terceira idade. As imagens são acompanhadas por textos da ativista Maria Antónia Palla que remetem para o “longo caminho de desigualdade com que o mundo ainda hoje se apresenta ao género feminino”.

Nascido em Celorico de Basto, em 1953, Alfredo Cunha ingressou nos quadros do jornal “O Século”, tendo sido fotógrafo oficial dos presidentes da república António Ramalho Eanes e Mário Soares. Foi objeto de diversas distinções, entre as quais se destacam a “Comenda da Ordem do Infante D. Henrique”, em 1996, e o “Prémio de Fotojornalismo Visão/BES”, em 2007 e 2008. Tem executado séries de fotografias dedicadas ao 25 de abril e à descolonização portuguesa e desde 1972 que publica diversos livros.

Maria Antónia Palla nasceu em 1933. O jornalismo foi a sua única profissão, onde se debateu sempre pela liberdade de pensamento e de imprensa, tendo sido a primeira mulher a ocupar a vice-presidência do sindicato dos Jornalistas e a primeira presidente da Caixa de Previdência dois Jornalistas. Ativista, interessada desde sempre pelos direitos das mulheres, tendo participado ativamente em questões como a legalização do aborto. Fundadora da Liga dos Direitos das Mulheres e da Biblioteca Feminista Ana de Castro Osório, segunda do género que existe na Europa, enquadrada num espaço público.

De referir que a exposição “O Tempo das Mulheres” ficará patente no Museu da Quinta de Santiago até 10 de maio. Até ao dia 31 do mês corrente, pode ser visitada de terça a sexta-feira das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00 e sábados, domingos e feriados das 15h00 às 18h00. De 1 de abril a 10 de maio estará disponível nos mesmos horários – manhã e tarde -, de terça-feira a domingo.

PUB
 www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=092022-bifedeatum&utm_campaign=sabordomes