PUB
Galiza

Matosinhos aprova aumento das tarifas de recolha de resíduos para 2025

Matosinhos aprova aumento das tarifas de recolha de resíduos para 2025

Em reunião camarária, a Câmara de Matosinhos aprovou a atualização dos preços do serviço de recolha de resíduos, decisão que gerou oposição do PSD, PCP e de um vereador independente. A autarquia justificou o aumento como consequência direta da subida da Taxa de Gestão de Resíduos, um custo que recai sobre os consumidores finais.

Novos valores para 2025

De acordo com o documento a que o JN teve acesso, para os utilizadores domésticos e associações com tarifa fixa, o preço diário será de 0,1433 euros, acima dos 0,1275 euros cobrados em 2024. Estabelecimentos comerciais, industriais e serviços do Estado verão o valor passar de 0,4144 euros para 0,4658 euros por dia.

No caso das tarifas variáveis, o custo será ajustado com base no consumo de água. Para os residentes e instituições, a tarifa por metro cúbico consumido subirá de 0,5530 euros para 0,6100 euros. Já no setor comercial, o valor aumentará de 1,1060 euros para 1,2200 euros por metro cúbico. A Taxa de Gestão de Resíduos, aplicada também por metro cúbico de água, crescerá de 0,0563 euros para 0,0742 euros.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Descontos para grupos vulneráveis

A Câmara de Matosinhos assegura que os cidadãos em situação de maior vulnerabilidade continuarão a beneficiar de descontos. Estas condições especiais aplicam-se a quem recebe complemento solidário para idosos, rendimento social de inserção, subsídio social de desemprego, pensão social de invalidez ou de velhice, bem como ao 1.º escalão de abono de família.

A decisão tem gerado críticas por parte da oposição, que contesta o impacto financeiro nos consumidores e o momento escolhido para a atualização das tarifas. A autarquia, contudo, reforça que o aumento é inevitável face às obrigações associadas à Taxa de Gestão de Resíduos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce3 até 30/01