Os autocarros vão assim aumentar o seu percurso até à Zona Industrial de Leça da Palmeira que é, atualmente, um “grande polo gerador de emprego”, sendo necessário garantir mais transportes para “melhor servir” quem lá trabalha e para quem lá vai, salienta a proposta a que a Lusa teve acesso.
A Linha 507 prolonga-se ao Marshoping pela Rua Veloso Salgado, Avenida Arq.º Fernando Távora, Avenida Mário Moreira Maia, Avenida Arq.º Alcino Soutinho e Avenida Dr. Óscar Lopes, terminando o percurso na Avenida Mário Moreira Maia – entrada nascente do Marshoping, refere.
Com esta reformulação, as carreiras 507 passam a realizar mais 170 quilómetros diários.
Também a linha 508 alarga o seu percurso até ao Marshopping, atravessa a A28 e prossegue pela Rua Óscar da Silva (troço que deixará de ser feito pela Linha 601) e pela Avenida Mário Brito, passando a servir uma artéria que atualmente, neste troço, não tem nenhuma carreira a operar.
Para além da ligação à zona empresarial e comercial, esta alteração vai possibilitar uma maior proximidade ao Hospital Privado da Boa Nova (situação que até aqui não se verificava com nenhuma carreira) e o acesso ao Centro de Santa Cruz do Bispo, às paragens do metro de Esposade e Pias e, também, à Feira de Custóias.
Esta linha sofre um acréscimo de 340 quilómetros por dia.
Já a linha 601 também termina no Marshopping, mantendo a passagem na Exponor, e prossegue pela Avenida Fernando Távora e Rua de Cidres (que deixará de ser feita pela linha 508).
Os utentes da Rua de Cidres beneficiarão de uma ligação mais rápida à Boavista e ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro.
“Os utentes da Óscar da Silva e da Avenida Mário Brito manterão a possibilidade de prosseguir para o aeroporto, podendo através da Rede Andante fazer o transbordo para a Linha 601 e para a Linha 120 da Resende (estando em processo a integração desta linha naquela rede)”, pode ler-se na proposta.
Os autocarros desta linha passarão a fazer mais 87 quilómetros diários.
“A reformulação da rede proposta pela STCP para a área em causa, mantém a cobertura geográfica do território, assegurando o serviço público às mesmas áreas atualmente abrangidas verificando-se, inclusive, um aumento da extensão dos percursos”, realça o documento.