A recolha multimaterial porta-a-porta no município de Matosinhos chega agora aos setores residenciais de Lavra e Perafita, abrangendo cerca de 800 fogos. Os resíduos recicláveis entregues reverterão a favor da Associação Rumo à Vida.
No total, com este alargamento às zonas de Lavra e Perafita, o concelho de Matosinhos passará a ter cerca de 2200 alojamentos com recolha seletiva porta-a-porta, abrangendo aproximadamente 4800 pessoas, avança a autarquia.
“O alargamento arrancou com a entrega dos pendurantes de ativação da campanha, a que se segue a distribuição gratuita de equipamentos de contentorização para recolha dedicada das várias frações (papel/cartão, plástico/metal, vidro e lixo) a cada um dos fogos abrangidos”, acrescenta a Câmara de Matosinhos.
A ação de sensibilização irá apelar a uma correta reciclagem, informar sobre a periodicidade da recolha, procedimentos de entrega, bem como sobre as mais-valias deste novo sistema, nomeadamente o apoio a causas sociais; e a implementação do sistema propriamente dito.
De recordar que o sistema de recolha seletiva porta-a-porta arrancou no Município de Matosinhos em abril de 2018, em algumas zonas piloto – Senhora da Hora, nos conjuntos habitacionais de Carcavelos, do Estádio do Mar e da Bataria. O objetivo era o de aumentar a quantidade de resíduos recolhidos. “O sucesso do projeto refletiu-se no presente alargamento e na necessidade de abranger mais circuitos e novos fogos”, explica a autarquia.
“Reciclar é Dar+” é o mote da ação que se baseia “numa abordagem positiva por contacto pró-ativo, também porta-a-porta, na qual se apresentam as vantagens individuais (funcionais e financeiras) e sociais de adesão a este sistema específico de recolha de resíduos urbanos: proximidade, comodidade, sustentabilidade e solidariedade”, já que os resíduos recicláveis entregues reverterão a favor da Associação Rumo à Vida.