PUB
Recheio 2024 Institucional

Matosinhos acolhe primeira exposição dedicada ao design para a indústria cerâmica nacional

Matosinhos acolhe primeira exposição dedicada ao design para a indústria cerâmica nacional

Matosinhos acolhe a primeira exposição realizada em Portugal inteiramente dedicada ao design para a indústria cerâmica nacional. Intitulada “Tempos Modernos – Cerâmica Industrial Portuguesa Entre Guerras”, a mostra, patente na Casa do Design, reúne uma seleção de cerca de quinhentas peças pertencentes à coleção particular AM-JVM, que, segundo a Câmara de Matosinhos, procura “evidenciar as relações entre a produção cerâmica portuguesa e o contexto internacional, no rescaldo das vanguardas artísticas do início do século XX, centrando-se no período entre as duas Grandes Guerras”. 

“Considerando uma larga amostra de manufaturas representativa do tecido industrial da época (Fábrica de Sacavém; Aleluia; Vista Alegre; Massarelos; Lusitânia; Sociedade de Porcelanas de Coimbra; entre outras) e objetos de várias tipologias (serviços de mesa; candeeiros; floreiras; caixas e figuras), a exposição trata-se de um sólido conjunto de peças de uso doméstico que apela à memória coletiva do país”, assinala ainda a autarquia. 

António Miranda, historiador da Câmara Municipal de Lisboa, e José Madeira Ventura, outrora coordenador da Biblioteca do Departamento de História da Arte e da Biblioteca Geral / Biblioteca Mário Sottomayor Cardia, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, foram os autores da coleção, “reveladora de um apurado sentido de sistematização”. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A exposição, organizada pelo município em parceria com a esad—idea, Investigação em Design e Arte, estará patente na Casa do Design até ao dia 25 de outubro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 e ao fim de semana e feriados das 15h00 às 18h00. Tem curadoria de Rita Gomes Ferrão, historiadora de arte e curadora, cujo trabalho se tem centrado no estudo das relações entre a produção de cerâmica portuguesa e o modernismo, em contexto internacional. 

A visita ao espaço é livre e não necessita de marcação prévia. No entanto, atendendo ao atual contexto de pandemia, as entradas estarão condicionadas à limitação máxima do espaço.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem