PUB
Recheio 2024 Institucional

Matosinhos acolhe exposição histórica da Cooperativa Árvore

Matosinhos acolhe exposição histórica da Cooperativa Árvore

A “Exposição Coletiva dos Sócios da Árvore” atinge este ano a sua trigésima primeira edição e, num gesto pouco habitual, abandona o palacete das Virtudes, onde está sediada a cooperativa artística portuense, e transfere-se para a Galeria Municipal de Matosinhos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Segundo comunicado enviado à imprensa, a “já histórica e singular mostra dos trabalhos dos associados da Árvore contará desta vez com mais de cento e cinquenta obras de pintura, desenho, escultura e fotografia de produção contemporânea, e estará patente entre os dias 29 de julho e 2 de setembro”.
Fundada em 1963, a Cooperativa Árvore assumiu-se como “um incontornável centro de reflexão e produção artística, empenhado também na participação cívica dos artistas e intelectuais da região. Alguns dos principais criadores nacionais estão ou estiveram, por isso, ligados à instituição, participando regularmente nesta exposição anual que junta um conjunto heterogéneo de propostas artísticas. Reconhecida pelo Estado português como um organismo privado de utilidade pública, a Árvore conta 52 anos de vida e cerca de 1.440 associados, persistindo na produção e difusão cultural de forma livre e independente”.
Em Matosinhos, refira-se, a grande festa dos associados da cooperativa terá lugar num espaço, a Galeria Municipal, desenhado por um dos mais notáveis sócio da Árvore, o arquiteto Alcino Soutinho, e palco habitual de uma programação quase totalmente dedicada à arte contemporânea, cuja “qualidade e coerência a transformam numa das principais referências do panorama de artes plásticas da região e do país”, pode ler-se no comunicado.
A entrada é livre.

Horário da Galeria:
Segunda a sexta-feira das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30.
Sábados e feriados das 15h às 18h.
Encerra aos domingos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem