Revista Sabe Bem 70 - PD

Mascote do Mundial do Catar foi feita em Vila Nova de Gaia

Mascote do Mundial do Catar foi feita em Vila Nova de Gaia

A mascote oficial do Mundial de Futebol do Catar, intitulada «La’eeb», foi feita em Portugal, mais precisamente em Vila Nova de Gaia. A figura voadora marcou presença no espetáculo de abertura que decorreu no domingo, dia 20, no estádio Al Bayt.

Segundo informação avançada pela NiT, este insuflável ficou a cargo “da Air Designers, uma empresa criada em 1998, especializada em objetos deste género”. “Em 2017, deixaram para trás o nome de Engenheiros do Balão e, para se internacionalizarem, adotaram a nova designação”.

O «La’eeb», claramente inspirado nas túnicas e vestes árabes, “adotou o nome que, traduzido à letra, significa «jogador sobredotado»”. “Ele pertence a um universo paralelo de mascotes que é indescritível”, afirma a FIFA. Esta mascote é conhecida “pelo seu espírito jovem, que espalha alegria e confiança onde quer que vá.”

O órgão de comunicação diz ter contactado “a empresa para saber mais sobre este novo grande projeto que brilhou no Catar, mas os responsáveis recusaram falar, justificando-se com o sigilo contratual a que os obriga a FIFA, organizadora do evento”.

Ainda que este insuflável para o Mundial tenha sido um enorme destaque para a Air Designers este não se trata do único projeto internacional. Exemplo disso é a colaboração na exposição “Valquíria”, de Joana Vasconcelos, exibida em Macau.

Além deste tipo de trabalho, associado às artes, são também feitos pela empresa gaiense insufláveis para outras áreas, incluindo tendas de emergência médica, túneis e sky flags.

PUB
www.youtube.com/watch?v=sGBN85XLjXI/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=natal