Na loja da Rua das Carmelitas, três montras terão associada uma “dinâmica de interação com o público e clientes”, através da colocação de cadeados que “simbolizam”, segundo a organização, uma “expressão de envolvimento, esperança e humanidade”. A iniciativa tem como mote o lema “Juntos pelas crianças”.
Para contribuir para esta causa, qualquer pessoa poderá comprar o seu cadeado na loja Marques Soares das Carmelitas por 1,5 euros, valor que reverterá na totalidade para a UNICEF. Os cadeados serão posteriormente presos nos gradeamentos que estão instalados junto às montras, podendo ainda “ser personalizados com uma mensagem a inserir numa das fitas que vêm presas aos cadeados”. Após a sua colocação, cada pessoa deposita a chave numa jarra de vidro que está no interior da loja, permitindo assim “contabilizar” e simultaneamente mostrar a “adesão” da população a esta ação solidária.
Quem estiver longe do Porto, pode fazer o donativo numa das lojas Marques Soares espalhadas pelo país (Braga, Aveiro, Santarém, Beja, Vila Real, Évora) ou online. Cada pessoa que contribua receberá em casa um postal de agradecimento.
Os primeiros 300 cadeados foram colocados pelos colaboradores da Marques Soares, marcando assim “simbolicamente” o arranque da iniciativa.