RECHEIO 50 ANOS

Mário Cláudio recebe Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores

Mário Cláudio recebe Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores

O escritor portuense Mário Cláudio venceu, pela terceira vez, o Grande Prémio Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE).

Depois de ter conquistado o prémio, em 1984, com a obra “Amadeo” e em 2014 com “Retrato de rapaz”, Mário Cláudio foi agora distinguido com a obra “Tríptico da Salvação”, que, segundo o júri, voltou a pôr “em cena a extraordinária competência do autor para recriar ambientes: cores, sons, sabores”, revelou a Associação Portuguesa de Escritores.

Em comunicado enviado às redações, a associação referiu que a atribuição, “por maioria, do prémio da edição 2019, se justificou pelo “invulgar domínio da língua portuguesa e o modo como [o autor] prende a atenção do leitor, criando linhas de expectativa na composição do xadrez narrativo”.
Recorde-se que Mário Cláudio é o pseudónimo literário de Rui Manuel Pinto Barbot Costa, nascido em 1941 no Porto.

O escritor lançou a sua primeira obra, um livro de poesia, em 1969, intitulado “Ciclo de Cypris”.

Ao longo da sua carreira, já foi agraciado com as comendas da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada (2000), de Chevalier des Arts et des Lettres, atribuída pelo ministério francês da Cultura (2006), e da Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (2019).

No ano passado, Mário Cláudio foi também homenageado na edição de 2019 da Feira do Livro do Porto pelos seus 50 anos da vida literária e recebeu, meses depois, o título de Doutor Honoris Causa da Universidade do Porto.

De referir que o Grande Prémio de Romance e Novela, instituído em 1982, é uma iniciativa da APE com o apoio da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB), da Câmara Municipal de Grândola, da Fundação Calouste Gulbenkian e do Instituto Camões.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem