
No dia em que o nome de Maria de Sousa foi anunciado como uma das homenageadas da edição 2020 da Feira do Livro do Porto, a imunologista e professora emérita da Universidade Porto foi também homenageada pelo Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S).
A cerimónia, na qual, entre outros, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, marcou presença, celebrou a vida e obra da cientista e académica e culminou com a atribuição do seu nome à biblioteca do instituto e com uma exposição que reúne alguns objetos pessoais do último gabinete de Maria de Sousa no i3S.
Os expositores estão agora disponíveis para a visita do público em geral.
Recorde-se que Maria de Sousa faleceu em abril, as 81 anos, vítima do novo coronavírus.
A cientista foi uma das primeiras mulheres portuguesas a serem reconhecidas internacionalmente pelas suas descobertas científicas.
Nascida em Lisboa em 1939 e licenciada em Medicina em 1963, Maria de Sousa cedo deixou o país para prosseguir a sua carreira académica científica em Inglaterra, Escócia e Estados, onde dirigiu o Laboratório de Ecologia Celular do prestigiado Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova Iorque.
Maria de Sousa desempenhou também um papel fundamental no desenvolvimento do sistema científico nacional e para a criação de toda uma nova geração de cientistas portugueses, depois de na década de 1980 ter regressado a Portugal para integrar o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto e o Instituto de Biologia Molecular e Celular (atual i3S) como professora e investigadora, respetivamente.
Condecorada pelo Presidente da República em novembro de 2016 com a Grã-Cruz da Ordem Militar de San’tiago de Espada, Maria de Sousa recebeu inúmeras distinções nacionais e internacionais, nomeadamente o prémio “Estímulo à Excelência”, atribuído pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (2004), o Prémio Universidade de Coimbra (2011), o Prémio Universidade de Lisboa, em 2017, ou o Prémio Mina Bissel, em 2018.
A sessão de homenagem está disponível na página de facebook do i3S.
Foto: i3S