Um novo marco “Jacobeu”, em granito, foi colocado junto ao Terreiro da Sé do Porto, de forma a indicar aos peregrinos a direção correta e a distância até Santiago de Compostela.
Neste marco estão presntes a seta amarela e a concha de vieira, dois dos símbolos mais reconhecidos pelos caminhantes de Santiago.
A presentação da peça ocorreu, na passada terça-feira, nas Caves Calem, onde estiveram presentes overeador da Economia e Turismo da Câmara do Porto, Ricardo Valente, e a diretora da Agência de Turismo da Junta da Galiza, Nova Castro Domínguez, numa sessão que decorreu à margem da apresentação do Jacobeu 2021-2022.
A de cisão de xcolocação do marco veio através do Governo Galego, que pretende colocar estes marcos “mojones”, em lugares emblemáticos de todo o mundo, como é o caso da Cidade do Porto e do Terreiro da Sé.
Dados de 2018 mostram que chegaram a Santiago de Compostela peregrinos de 180 países diferentes dos cinco continentes, sendo Portugal o segundo país com mais peregrinos.
Os festejos do Ano Santo Xacobeo começaou em maio de 2021 e terminará em abril de 2022, prolongados por dois anos devido à pandemia.
Há 11 anos que o Caminho de Santiago não era celebrado dado que, Xacobeo, ou como também é conhecido, Ano Jacobeu, Ano Santo ou Ano Jubilar, apenas é celebrado quando o dia 25 de julho coincide com um domingo.
A cidade do Porto é uma das paragens da rota da regata Iacobus Maris. Uma navegação de veleiros que pretende recriar a viagem do corpo do apóstolo Santiago desde Israel até à Galiza e que, em julho de 2022, fará a sua penúltima paragem nas margens do rio Douro com a duração de dois dias.
Fotografia: Porto.