PUB
CMPorto

Marcelo Rebelo de Sousa submete novo decreto para renovação do Estado de Emergência

Marcelo Rebelo de Sousa submete novo decreto para renovação do Estado de Emergência

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, propôs esta quarta-feira a renovação do Estado de Emergência, o 14.º em Portugal, por mais quinze dias. O diploma será votado esta tarde e deverá ter aprovação assegurada, vigorando, assim, até 15 de abril. 

No novo decreto, o chefe de Estado sublinha que a situação em Portugal está “a evoluir favoravelmente, fruto das medidas tomadas ao abrigo do Estado de Emergência, e em linha com o faseamento do plano de desconfinamento”. Contudo, realça, impõe-se “acautelar os passos a dar no futuro”, pelo que se entende “haver razões para manter o estado de emergência por mais 15 dias, nos mesmos termos da última renovação”. 

Não há alterações significativas face aos dois últimos decretos aprovados, à exceção de poderem ser “adotadas medidas de controlo de preços e combate à especulação ou ao açambarcamento de determinados produtos ou materiais, designadamente testes ao SARS-Cov-2 e outro material médico-sanitário”. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A renovação proposta terá início à 00h00 do dia 1 de abril e terminará às 23h59 do dia 15, “sem prejuízo de eventuais renovações, nos termos da lei”. O 14.º Estado de Emergência será votado esta quinta-feira pelos deputados, sendo expectável a aprovação, com os votos favoráveis de PS, PSD, CDS e PAN. 

Ainda esta quinta-feira, e como já vem sendo habitual após a aprovação da renovação do Estado de Emergência, Marcelo Rebelo de Sousa falará ao país. A comunicação está agendada para as 20h00. 

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem