Num estilo bastante descontraído, Marcelo elogiou o stand da entidade e ainda teve tempo para provar algumas iguarias que dão fama ao território. A presença da TPNP nesta grande feira apresenta “um balanço mais do que positivo”, segundo Melchior Moreira, presidente da Turismo Porto e Norte. Nos primeiros três dias de acesso exclusivo a profissionais, foram contabilizadas mais de 450 reuniões com profissionais do setor, provenientes dos vários cantos do mundo. Estados Unidos, Holanda, Macau, Rússia, Ásia e países nórdicos foram os grandes interessados pelos produtos de excelência do território com destaque para a gastronomia e vinhos e o turismo de natureza. Já o Douro, Minho e Trás-os-Montes encabeçam a lista das regiões com maior procura associadas à natureza e bem-estar.
A maior feira de turismo do país voltou a receber o Porto e Norte numa edição marcada pela visita do Presidente da República e pela grande afluência de profissionais. “Os resultados deste ano excederam as expetativas ao registarmos mais visitantes e mais iniciativas de negócios. A aposta nos nossos produtos estratégicos, de que são exemplo a gastronomia e vinhos, o turismo de natureza e os eventos permitem uma maior procura e o reforço da notoriedade da região”, refere Melchior Moreira.
“A BTL é uma excelente mostra do que melhor que o destino tem para oferecer e esperamos, com isso, combater a sazonalidade e aumentar a estada média dos turistas, com consequências positivas nas receitas da região”, acrescenta.
Os números são, assim, bastante promissores e não deixam dúvidas sobre o crescente potencial e importância que o Porto e Norte representa junto do mercado nacional e internacional.
O programa também surpreendeu quem visitou o espaço da entidade que, desde provas de vinhos, a showcookings e passatempos, contou com a organização de mais de 500 atividades. A BTL regressou à capital na passada quarta-feira e esteve este fim de semana aberta ao público geral.