PUB
Philips S9000

Mapa de Arte Pública do Porto inclui última obra de Alberto Carneiro

Mapa de Arte Pública do Porto inclui última obra de Alberto Carneiro

“Três metáforas de árvores para uma árvore verdadeira”, da autoria de Alberto Carneiro (1937-2017), vai ser inaugurada no sábado. A obra vem também integrar a Rota Contemporânea do Mapa de Arte Pública da cidade do Porto.

“Três metáforas de árvores para uma árvore verdadeira” já está instalada no Largo de São Domingos, em pleno Centro Histórico do Porto, no local para onde o artista concebeu expressamente esta obra.

Distribuído por dois canteiros, o último trabalho do escultor é constituído por três árvores em granito (com alturas de 6, 7 e 8 metros), uma oliveira natural e relva. As peças graníticas apresentam-se com troncos esguios, nos quais se inscrevem as palavras “Vida” e “Arte”, temas recorrentes em toda a obra de Alberto Carneiro. Sobrepõem-se as copas, alongadas e estilizadas, marcando a verticalidade do local.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Três metáforas de árvores para uma árvore verdadeira” foi executada pela Cooperativa dos Pedreiros e concluída já depois da morte do artista, que foi também docente na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

A inauguração da última obra de Alberto Carneiro está marcada para as 17h de sábado, 12 de maio, com a participação da viúva do artista, a historiadora Catarina Rosendo.

De referir que a sessão de sábado do ciclo municipal Um Objeto e seus Discursos por Semana será precisamente dedicada a compreender as “Três metáforas de árvores para uma árvore verdadeira”. Está agendada para as 18h, também no Largo de São Domingos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Revista Sabe Bem até 30/4