
“A sessão não se limita a apresentar o Mapa e a explicar os seus fundamentos e estratégias, mas inclui a inauguração da primeira obra que vai integrá-lo. Trata-se de um trabalho do consagrado artista plástico Julião Sarmento, que estará presente na iniciativa e descodificará um pouco do significado da obra”, revela o portal de notícias do Porto.
A apresentação vai decorrer na próxima segunda-feira, às 12h, nas instalações da empresa municipal Águas do Porto (Rua do Barão de Nova Sintra, 285).
“Self-portrait as a fountain” é o nome da escultura, que ficará nos jardins da quinta onde está a sede da Águas do Porto. E. M., já de si um conjunto de grande valor patrimonial, arquitetónico e ambiental.
“Multifacetado e renomado artista plástico, Julião Sarmento inaugura, assim, o roteiro pelo património do verdadeiro museu a céu aberto que a cidade já é e que a Câmara do Porto quer potenciar substancialmente com o lançamento do Mapa de Arte Pública”, acrescenta a autarquia.
O Mapa de Arte Pública do Porto convida à descoberta de um total de 219 esculturas e painéis de arte pública nele referenciados, sistematizando dessa forma uma nova abordagem ao imenso acervo patrimonial da cidade.