Os serviços de manutenção e assistência técnica aos túneis e passagens inferiores da cidade do Porto foram adjudicados à Siemens. A empreitada representa um investimento municipal superior a 1,2 milhões de euros.
A manutenção de túneis e passagens inferiores já pode avançar, anuncia a Câmara do Porto, que aprovou, segunda-feira, a adjudicação das obras à Siemens, empresa vencedora do concurso público lançado em outubro de 2020.
De recordar que o procedimento referente à manutenção preventiva de túneis e passagens inferiores foi dividido em cinco lotes distintos. O lote 1 contempla o Túnel dos Almadas, no valor aproximado de 241 mil euros. O lote 2 é referente aos túneis das Antas, dispondo de uma verba de cerca de 279 mil euros. 241 mil euros é o investimento previsto para o lote 3, que engloba o Túnel de Goelas de Pau e o Túnel de Faria Guimarães. O lote 4 envolve o Túnel da Ribeira e os túneis do Campo Alegre, tendo um valor associado de 205 mil euros. O lote 5, que reúne diferentes passagens inferiores e pedonais, tem um custo estimado acima dos 239 mil euros.
No total, o investimento municipal supera os 1,2 milhões de euros, acrescido do valor do IVA.
O prazo de execução do contrato é de 36 meses, aproximadamente três anos.
Segundo explicava a proposta assinada pela vereadora dos Transportes, Cristina Pimentel, devido “a ações ambientais, da atividade e do funcionamento”, os túneis, as passagens inferiores e as passagens pedonais “estão sujeitos a um processo de deterioração elevado”. O documento acrescentava ainda que cada uma destas infraestruturas é constituída “por diversos elementos construtivos, equipamentos e bens”, com especificidades muito próprias, que necessitam também elas de um elevado nível de especialização no seu acompanhamento.
Foto: Filipa Brito | CM Porto