“A Câmara do Porto não confirma a informação avançada pelo vice-presidente da Câmara de Gaia de que houve um acordo”, indicou à Lusa o Gabinete de Comunicação da autarquia, segundo o qual há apenas uma “conversação adiantada” entre as autarquias, a Infraestruturas de Portugal (IP) e o Governo no sentido de encontrar uma solução.
No entanto, a Câmara de Gaia garante que “existe já um acordo de princípio” entre os três intervenientes que responsabiliza as duas autarquias pela reparação, alternada, da camada de desgaste.
Segundo informação avançada esta terça-feira à agência Lusa pelo vice-presidente da Câmara de Gaia, Patrocínio Azevedo, as autarquias, a IP e o Governo já chegaram a acordo sobre a manutenção da Ponte do Infante, cujas obras de reparação de desgaste do pavimento ficariam a cargo das autarquias, competindo à IP a manutenção e verificação da parte infraestrutural da Ponte do Infante.
A IP também disse, porém, que “não há acordo”, confirmando apenas que há a “negociação e intenção” de o estabelecer.
Numa carta da IP endereçada à Metro do Porto, datada de 11 de outubro, aquela entidade diz pretender “recolher informação técnica sobre a estrutura [Ponte Infante D. Henrique] e adequadas condições para a respetiva exploração”.
Numa segunda correspondência da IP aos autarcas de Porto e Gaia, datada de 26 de outubro, é remetido o “Projeto de Execução dos trabalhos de manutenção viária no tabuleiro da Ponte do Infante”, incluindo “medições, caderno de encargos e condições técnicas especiais, peças desenhadas, orçamento, plano de segurança e saúde e compilação técnica”.
O documento acrescenta ainda que foi “apresentado pelo LNEC [Laboratório Nacional de Engenharia Civil] o plano de trabalhos para Inspeção Principal à Ponte do Infante”.
Na memória descritiva da IP sobre trabalhos de manutenção viária no tabuleiro da ponte, que foi enviada às duas autarquias, é referido que “o âmbito de intervenção que deu origem ao presente projeto é a realização de trabalhos de manutenção viária no tabuleiro da Ponte do Infante, os quais incidem essencialmente na substituição do pavimento betuminoso, reparação das juntas de dilatação, reposição da marcação horizontal e reposição da iluminação integral da iluminação pública”.
Os trabalhos em causa são orçados em cerca de 80 mil euros, sendo que 57,2 mil se destinam a pavimentação.
No início de outubro, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, assumiu que estava a trabalhar com as duas câmaras para ser encontrada a melhor solução de manutenção da Ponte do Infante dom Henrique, entre Porto e Gaia.
Inaugurada em março de 2003, a Ponte do Infante foi construída para substituir o tabuleiro superior da Luís I que passou a ser utilizado pelo metro.