PUB
Recheio 2024 Institucional

Manuel Corrêa de Barros Júnior é a Figura Eminente da U.Porto 2017

Manuel Corrêa de Barros Júnior é a Figura Eminente da U.Porto 2017

Manuel Corrêa de Barros Júnior (1904-1991) é a Figura Eminente da Universidade do Porto 2017. O ciclo comemorativo arranca a 7 de junho, quarta-feira, às 18h, no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto e encerra a 23 de novembro, no Auditório da FEUP.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Promovida pela Reitoria e pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), a homenagem a Manuel Corrêa de Barros Júnior reconhece “um nome incontornável da engenharia e cidadania portuguesa através de uma série de ações abertas à comunidade, que pretendem celebrar a vida e obra de uma figura que deixou marcas relevantes na sua época e influenciou decisivamente gerações de jovens que com ele conviveram”, avança o  comunicado enviado às redações.
A sessão de abertura do ciclo comemorativo da vida e obra de Corrêa de Barros Júnior está agendada para o próximo dia 7 de junho, quarta-feira, pelas 18h, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto.
Confirmadas estão já as presenças de José Novais Barbosa, presidente do Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto (UPTEC), antigo Reitor da U.Porto e professor Emérito da FEUP,  António Machado e Moura, docente catedrático do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP, e Graça Correia de Barros, sobrinha do homenageado e também engenheira de profissão.
Neste mesmo dia, avança o comunicado, “será inaugurada, na Sala de Exposições da Reitoria, uma exposição sobre a vida e obra de Corrêa de Barros, onde estarão patentes documentos bibliográficos e iconográficos. Paralelamente, alguns dos conteúdos da exposição serão disponibilizados ao público através do Catálogo da Biblioteca da FEUP/U.Porto. Esta exposição estará patente até 29 de de julho”.

Outras atividades
Está prevista também a realização de uma Mesa Redonda no dia 6 de julho, no Auditório da Faculdade de Letras da U.Porto, intitulada “Qual o papel das humanidades, em particular da filosofia e literatura, no processo de ensino e aprendizagem das ciências e tecnologias?” e centrada na vertente humanista  do pensamento de Corrêa de Barros.
Já no dia 12 de outubro realiza-se no Museu do Carro Elétrico (antiga Central Termoelétrica de Massarelos, à qual Corrêa de Barros deu uma grande contribuição) um debate que vai versar sobre a inovação na eletrificação da cidade e dos transportes públicos e evolução para as energias renováveis e para as “smart grids” de hoje. Esta sessão será acompanhada de uma visita guiada às instalações onde Corrêa de Barros trabalhou.
O ciclo comemorativo conclui-se no dia 23 de novembro, no Auditório da FEUP, com uma “palestra com acompanhamento musical sobre Matemática e Música, tema abordado por Corrêa de Barros numa das suas famosas preleções. E porque música não podia faltar, seguir-se-á o derradeiro momento de encerramento da homenagem: um concerto da Orquestra Clássica da FEUP”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil