PUB
Recheio 2024 Profissional

Manoel de Oliveira diz que “aniversário vem antes” do financiamento para novo filme

Manoel de Oliveira diz que “aniversário vem antes” do financiamento para novo filme

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O realizador Manoel de Oliveira referiu esta quinta-feira que a chegada do financiamento para o seu novo filme seria uma boa forma de comemorar os 105 anos, considerando, contudo, que “o aniversário de certeza que ainda vem antes”.

Numa sessão integrada no ciclo fotográfico e de cinema documental Imagens do Real Imaginado, o mais velho realizador em atividade, que comemora o aniversário a 11 de dezembro, falou das dificuldades de financiamento para o seu próximo filme, “O Velho do Restelo”, patenteadas pelo cineasta numa entrevista à revista francesa Cahiers du Cinéma. “Fazer este filme é como ganhar uma batalha: é difícil. A conjuntura económica trava e fragiliza a montagem financeira do filme”, salientou, à revista francesa.
A sessão no auditório da biblioteca Almeida Garrett destinava-se ao lançamento de um livro, “Aniki-Bóbó: Enfants dans la ville”, a uma conferência do escritor Mário Cláudio, subordinada ao tema “Manoel de Oliveira, um chão comum”, e à exibição do filme realizado em 1942, mas transformou-se numa manifestação de afetos pela figura do cineasta. Presente na cerimónia esteve o novo presidente da Câmara, Rui Moreira, que afirmou que “os seus filmes e o que espelham a sua visão da vida e do país, marcam a história do cinema europeu e mundial”. Para o autarca, Aniki-Bóbó “faz parte da história do Porto” e “uma cidade não pode fazer melhor homenagem a um autor do que se sentir na sua obra e se comover, mesmo passados 70 anos, com a sua reposição, uma e outra vez”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3