O grupo de trabalho focado na Conectividade Aérea da Região Norte reuniu-se esta terça-feira na sede da CCDR-Norte, no Porto, com a presença do ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz.
A vereadora do Turismo e da Internacionalização, Catarina Santos Cunha, representou o Município e destacou a urgência em resolver a redução ou ausência de operações da TAP na região.
Durante o encontro, o grupo, criado para sugerir à administração central formas de fortalecer a conectividade aérea do Norte, apresentou e discutiu o programa “Connecting Porto & Norte”.
Este programa tem como objetivo aumentar as ligações à região, atraindo novas rotas e companhias, especialmente para destinos estratégicos que são cruciais para as exportações e o turismo, além de promover a ligação com a diáspora portuguesa.
Catarina Santos Cunha sublinhou a proposta do grupo regional ao novo Governo para criar um mecanismo que compense a redução das operações da TAP no Norte, especialmente em mercados essenciais como os EUA, o Médio Oriente e o Norte da Europa, garantindo soluções sustentáveis para a região.
O ministro das Infraestruturas reafirmou a importância do investimento no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, classificando-o como uma prioridade máxima para o Governo.
Miguel Pinto Luz também instou a Vinci a acelerar as obras necessárias na infraestrutura, estimadas em 50 milhões de euros, destacando a importância do aeroporto para a economia portuguesa.
A reunião contou ainda com a participação de várias figuras de destaque, incluindo António Cunha e Jorge Sobrado, da CCDR-Norte, Nuno Vaz, presidente do Conselho Regional do Norte, e outros líderes empresariais e municipais, que reforçaram o compromisso com o fortalecimento da infraestrutura aeroportuária na região.