1,1 milhão de euros disponíveis: o reforço do financiamento para a edição 2018 do programa Porto Solidário – Fundo de Emergência Social foi esta quarta-feira aprovado por unanimidade em reunião de Executivo. O novo período de candidaturas será brevemente anunciado.
A proposta, apresentada pelo vereador Fernando Paulo, para o reforço da dotação inicial para o ano de 2018 do Fundo no apoio à habitação em 1,1 milhão de euros, foi aceite sem reservas por todas as forças políticas, na reunião de Câmara que decorreu na manhã desta quarta-feira.
De acordo com o responsável pelo pelouro da Habitação e da Coesão Social, o aumento da verba consignada no apoio a situações de emergência habitacional reflete o sucesso do programa, em conformidade com os dados obtidos das edições anteriores.
Com efeito, este reforço orçamental vai permitir dar resposta positiva a um número mais alargado de agregados que estejam a atravessar um momento de carência financeira grave.
A nova edição do Porto Solidário deverá ter candidaturas abertas ainda “durante o mês de abril”, estimou Fernando Paulo.
O vereador referiu ainda que a Câmara do Porto está a colaborar com o Governo, mais precisamente com a Secretaria de Estado da Habitação, no programa de apoio ao arrendamento que o Estado central está a traçar para o território nacional (à semelhança do modelo pioneiro do Fundo de Emergência Social desenvolvido pela autarquia). Nesse sentido, admitiu Fernando Paulo, que, de futuro, possa esta nova realidade conduzir a um ajustamento do Porto Solidário.