CIN - Branco Perfeito

Mais de um milhão de portugueses descarregaram a aplicação StayAway Covid

Mais de um milhão de portugueses descarregaram a aplicação StayAway Covid

Até domingo, a aplicação oficial de rastreio digital da Covid-19 em Portugal contabilizava um total de 1.030.824 ‘downloads’ nos sistemas operativos iOS e Android.

 “Estamos muito satisfeitos, ainda que não esteja propriamente surpreendido”, admitiu à Lusa Rui Oliveira, administrador do INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência. Considerando que a aplicação “é uma ajuda à população portuguesa”, o responsável lembra que “ainda faltam os restantes cinco milhões de portugueses [que têm ‘smartphones‘]”.

Desenvolvida pelo INESC TEC, em parceria com o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), a Keyruptive e a Ubirider, a StayAway Covid foi lançada no dia 1 de setembro e permite rastrear, de forma rápida e anónima e através da proximidade física entre ‘smartphones‘, as redes de contágio por covid-19, informando os utilizadores que estiveram, nos últimos 14 dias, no mesmo espaço de alguém infetado com o novo coronavírus. A utilização da aplicação é voluntária e gratuita e, em nenhum momento, tem acesso à identidade ou dados pessoais do utilizador.

À semelhança do que acontece com o número de downloads, também as interações na aplicação aumentaram. De acordo com Rui Oliveira, terão havido já “várias dezenas” de médicos a gerar códigos para doentes infetados

De referir que o projeto foi promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no âmbito da Iniciativa Nacional em Competências Digitais e.2030, Portugal INCoDe.2030 e contou com o apoio da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (cedência do alojamento de parte do sistema), do Centro Nacional de Cibersegurança (acompanhamento do desenvolvimento e testes de segurança), a NOS (dispositivos móveis para experimentação e teste) e a Wavecom (equipamento e apoio na experimentação e teste Bluetooth).

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem