PUB
Recheio 2024 Institucional

Mais de meio milhão de crianças portuguesas estão em risco de pobreza

Mais de meio milhão de crianças portuguesas estão em risco de pobreza

Durante a conferência de imprensa de apresentação do relatório “O Impacto da crise europeia”, estudo que está a ser efetuado em países como a Grécia, Irlanda, Itália, Portugal e Espanha, o secretário-geral da Cáritas Europa defendeu que é necessário “combinar as políticas económicas com as políticas sociais”, para que haja uma noção do impacto das medidas económicas no dia-a-dia das pessoas. Jorge Nuño Mayer sublinhou ainda que recear “que a pobreza se torne uma normalidade”, alertando que, no momento em que esta realidade “deixe de ser notícia, os políticos deixam de se preocupar”.
A investigação da Cáritas concluiu que houve um aumento generalizado dos níveis de pobreza nos países analisados. Em Portugal, a taxa de pobreza já atingiu os 24,4% e a pobreza infantil os 28,6% (dados de 2011), valores esses que superam a média da UE (24,2% e 27%, respetivamente). Segundo o responsável da instituição, mais de meio milhão de crianças estão, assim, em risco de pobreza. O relatório evidencia também o aumento do desemprego – 17,6% em Portugal, sendo a média europeia 10,6% –, em particular o de longa duração e entre os jovens (36,4% em Portugal e 22,8% na Europa).

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem