São 567 vagas exclusivas que a U.Porto tem reservadas para estudantes internacionais no próximo ano letivo, superando as 412 disponibilizadas para 2017/2018. As vagas abrangem 48 dos 52 cursos de 1.º Ciclo (Licenciatura) e Mestrado Integrado da Universidade do Porto.
Os candidatos devem satisfazer as condições de ingresso estabelecidas no Regulamento de aplicação do Estatuto de Estudante Internacional da Universidade do Porto.
Refira-se que a candidatura deve ser apresentada através da página do curso / faculdade onde o estudante pretende ingressar, mediante entrega ou submissão eletrónica de requerimento, acompanhada dos documentos necessários.
No que diz respeito às propinas, o valor anual aplicado aos estudantes com EEI – definido por cada escola/faculdade da U.Porto de acordo com o custo real do ciclo de estudos – que vão frequentar os cursos de 1º Ciclo (Licenciatura) e Mestrado Integrado da U.Porto varia entre os 3.000 euros e os 6.000 euros.
Tendo em conta os laços que unem Portugal aos estados que integram a CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste), pode ser aplicada uma redução de até 50% na propina paga pelos estudantes nacionais desses países.
Para a primeira fase do concurso foram disponibilizadas 379 vagas, estando as restantes distribuídas pelas restantes duas fases, a decorrer de 2 de fevereiro a 30 de abril (2.ª fase) e de 2 de maio a 18 de julho (3.ª fase). A Faculdade de Economia aplica apenas a 1.ª fase do calendário único, enquanto que a Faculdade de Desporto abrirá igualmente uma só fase de candidaturas, a decorrer entre maio e julho de 2018.
As candidaturas realizadas na 1.ª fase do concurso serão posteriormente alvo de análise de 5 a 21 de fevereiro, data em que devem ser publicados os resultados provisórios. A afixação dos resultados definitivos está prevista para 14 de março.
Quarta-feira 3 Janeiro, 2018
Mais de 550 vagas para estudantes internacionais na U.Porto
Desde esta terça-feira, 2 de janeiro, e até 2 de fevereiro que se encontra aberta a primeira fase de candidaturas ao Concurso Especial de Acesso e Ingresso para Estudantes Internacionais 2018/2019, iniciativa que pretende funcionar como “porta de entrada” na Universidade do Porto a estudantes que não possuem nacionalidade portuguesa ou de outro Estado membro da União Europeia.