RECHEIO 50 ANOS

Mais de 40 artistas nacionais e internacionais participam na Bienal de Arte Contemporânea da Maia

Mais de 40 artistas nacionais e internacionais participam na Bienal de Arte Contemporânea da Maia

De 11 de maio a 27 de julho, a cidade da Maia vai receber exposições, instalações, performances, debates, workshops e lançamentos de livros.

“Import / Export” é o tema da 8ª edição da Bienal de Arte Contemporânea da Maia, evento que tem por objetivo democratizar a arte, aproximar o território das pessoas e questionar as fronteiras do mundo global.

“Queremos convocar novos conceitos sobre o espaço de representação da cidade, sobre as práticas artísticas, as fronteiras entre os mundos e a relação da cidade com a arte contemporânea”, explicou ao Observador Andreia Garcia, curadora geral da Bienal.

No ano em que a Maia celebra 500 anos da atribuição do Foral Manuelino ao concelho, a cidade recebe exposições, instalações, performances, debates, workshops e lançamentos de livros, uma série de atividades gratuitas que terão lugar em 16 contentores, dispersos por sete locais do concelho – Praça do Doutor José Vieira de Carvalho, Parque Cidade Desportiva, Maninhos, Mandim, Estação do Metro do Castêlo da Maia, Feira de Pedras Rubras (freguesia de Moreira), Parque da Pícua (freguesia de Águas Santas).

Portugal, Alemanha, Espanha, Estados Unidos da América, Dinamarca, Holanda, França, Inglaterra, Itália, Macedónia, Suíça e Venezuela são as 12 nacionalidades dos mais de 40 artistas convidados para o evento, que procura “questionar os limites e as fronteiras contemporâneas dos territórios”.

Terão lugar, ao todo, 26 eventos e serão apresentadas 24 novas criações. As intervenções estarão divididas em quatro clusters principais: arquitetura, design, artes plásticas e novos media. Cada uma destas áreas disporá de quatro contentores, sendo que os diversos clusters poderão estar misturados, “estimulando a criação de sinergias entre os vários temas, os artistas e a comunidade”, pode ler-se na nota de imprensa.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem