Os 18 centros de testagem à covid-19 assegurados pela Câmara do Porto realizaram , desde dia 7 de dezembro, 41.107 testes antigénio, disponíveis gratuitamente para toda a população.
Recorde-se que os centros de testagem foram implantados pela autarquia da cidade de forma a “garantir a segurança da quadra natalícia e contribuir para a manutenção da atividade económica” e funcionarão até ao dia 31.
“Não há limite de número de testes por pessoa” e os que estão a ser feitos pela cidade do porto sob a alçada da Câmara, “não incluem os quatro grátis (seis a partir de 25 de dezembro) que o Governo disponibiliza por mês”, e destinam-se a toda a população, seja ou não residente no Porto.
Atualmente estão em funcionamento 18 centros de testagem assegurados pela Câmara do Porto, seis por cada um dos três laboratórios com que o município estabeleceu contratos (Germano de Sousa, Unilabs e POC Medical Care).
A vereadora da Câmara do Porto com o pelouro da Educação, Juventude e Desporto, Catarina Araújo, referiu que, “se se justificar”, a autarquia tomará mais iniciativas, acrescentando que nada leva o município a concluir que os 100 mil testes antigénios disponibilizados gratuitamente “não serão suficientes”.
Os Pontos de testagem estão na zona da Ribeira, na Baixa e no Parque da Cidade, entre outros locais, estando a sua localização e os seus horários disponíveis na página da Internet da autarquia.