A pouco mais de uma semana de um novo Natal, habitualmente caracterizado pela troca de presentes entre familiares e amigos, um estudo revelou que, este ano, ao contrário do que se verificou em 2020, a esmagadora maioria dos portugueses (84%) tenciona fazer as suas compras nas lojas físicas.
Segundo os dados divulgados pelo Observador Cetelem, 85% dos inquiridos admitiu que irá efetuar as suas compras nas grandes superfícies comerciais (85%), um aumento de 42% face ao ano transato (60%), enquanto 54% vai optar por fazê-las nos super/hipermercados (+14p.p.).
Por sua vez, 31% dos portugueses referiu tencionar comprar no comércio tradicional, 10% em Grandes Superfícies Especialistas e 8% tenciona fazer algumas compras em feiras ou mercados da época. Há ainda uma outra percentagem de 8% dos inquiridos que admite que vai comprar em bazares de baixo custo.
O estudo revelou ainda que são os inquiridos com idades compreendidas entre os 18 e os 54 anos que manifestaram maior vontade de efetuar as suas compras em centros comerciais. Já os portugueses entre os 65 e os 74 anos dizem preferir fazê-lo nos Super/Hipermercados (65%).
Já no que respeita ao comércio local, a adesão é maior nos inquiridos entre os 45 e os 54 anos (38%) e entre os 65 e os 74 anos (43%). E é, precisamente, no Grande Porto, que a adesão é maior, com mais de metade dos inquiridos (52%) a indicar que fará as suas compras natalícias no comércio tradicional.
“É também na região Norte que mais se valorizam as grandes superfícies especialistas (17%) e as feiras ou mercados de Natal (12%)”, sublinha ainda o Observador Cetelem, indicando que os bazares de baixo custo foram especialmente destacados na região Centro.
Os centros comerciais foram, por sua vez, os locais mais consensuais, reunindo a preferência de mais consumidores em todo o território de Portugal Continental – 92% em Lisboa, 90% no Porto, 89% no Sul, 81% no Centro e 77% a Norte.
Os resultados do estudo em causa tiveram por base um inquérito realizado a um total de 600 cidadãos, residentes em Portugal continental, com idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos.