PUB
Junta da Galiza

Maioria dos portugueses vai fazer as compras de Natal nos centros comerciais, revela estudo

Maioria dos portugueses vai fazer as compras de Natal nos centros comerciais, revela estudo

A pouco mais de uma semana de um novo Natal, habitualmente caracterizado pela troca de presentes entre familiares e amigos, um estudo revelou que, este ano, ao contrário do que se verificou em 2020, a esmagadora maioria dos portugueses (84%) tenciona fazer as suas compras nas lojas físicas.

Segundo os dados divulgados pelo Observador Cetelem, 85% dos inquiridos admitiu que irá efetuar as suas compras nas grandes superfícies comerciais (85%), um aumento de 42% face ao ano transato (60%), enquanto 54% vai optar por fazê-las nos super/hipermercados (+14p.p.).

Por sua vez, 31% dos portugueses referiu tencionar comprar no comércio tradicional, 10% em Grandes Superfícies Especialistas e 8% tenciona fazer algumas compras em feiras ou mercados da época. Há ainda uma outra percentagem de 8% dos inquiridos que admite que vai comprar em bazares de baixo custo.

O estudo revelou ainda que são os inquiridos com idades compreendidas entre os 18 e os 54 anos que manifestaram maior vontade de efetuar as suas compras em centros comerciais. Já os portugueses entre os 65 e os 74 anos dizem preferir fazê-lo nos Super/Hipermercados (65%).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Já no que respeita ao comércio local, a adesão é maior nos inquiridos entre os 45 e os 54 anos (38%) e entre os 65 e os 74 anos (43%). E é, precisamente, no Grande Porto, que a adesão é maior, com mais de metade dos inquiridos (52%) a indicar que fará as suas compras natalícias no comércio tradicional.

“É também na região Norte que mais se valorizam as grandes superfícies especialistas (17%) e as feiras ou mercados de Natal (12%)”, sublinha ainda o Observador Cetelem, indicando que os bazares de baixo custo foram especialmente destacados na região Centro.

Os centros comerciais foram, por sua vez, os locais mais consensuais, reunindo a preferência de mais consumidores em todo o território de Portugal Continental – 92% em Lisboa, 90% no Porto, 89% no Sul, 81% no Centro e 77% a Norte.

Os resultados do estudo em causa tiveram por base um inquérito realizado a um total de 600 cidadãos, residentes em Portugal continental, com idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2