De acordo com o Notícias Maia, o município maiato anunciou que vai abater 18 árvores na Urbanização dos Maninhos. Na origem da decisão, está um motivo principal: a sua altura muito elevada, que pode pôr em causa a segurança das infraestruturas.
Ao que tudo indica, as árvores em questão vão ser trocadas por espécies de menor tamanho. Segundo a mesma fonte de informação, o abate acontece entre os dias 21 e 22 de novembro, ou seja, entre quinta e sexta-feira.
Recorde-se que as árvores em questão, da espécie Liquidambar styraciflua, ficam na Rua Fernando Almeida, Rua Fernando Pessoa e Rua Vitorino Nemésio, na Maia. O município explica que é uma ação necessária, por ser complicado manter as árvores em questão com a altura que têm perto dos edifícios.
De forma a contextualizar a ação da autarquia, esta explica que, durante os últimos anos, foram feitas algumas podas e ajustes no pavimento. Tal aconteceu de forma a preservar as árvores do local.
No entanto, por estas terem continuado a crescer em demasia, as condições foram-se tornando menos propícias à sua permanência. Em função disso, a decisão final passou pelo abate das árvores.
Como avança o Notícias Maia, os trabalhos nesta zona vão impactar, até sexta-feira, a passagem pedonal e o estacionamento nas zonas afetadas. Sabendo de antemão dos constrangimentos associados, a Câmara de Maia assegura que implementou medidas para aumentar a fluidez do trânsito.