PUB
Philips S9000

Maia terá exposição de fotojornalismo muito famosa no mundo (é grátis)

Maia terá exposição de fotojornalismo muito famosa no mundo (é grátis)

Já não falta muito para o Fórum da Maia receber aquela que é a principal competição mundial de fotografia jornalística e documental. O World Press Photo estreia-se já no dia 9 de novembro, sábado, e vai-se estender até ao dia 1 de dezembro.

De acordo com a Câmara da Maia, “a guerra, a emergência climática e as migrações estão entre os temas que marcam esta edição da exposição que celebra o fotojornalismo e a liberdade de imprensa”.

 No dia 8, a inauguração será feita, mais concretamente, pelas 21h30 e vai contar com a presença de duas figuras ilustres. São estas: o Presidente da Câmara Municipal da Maia e a comissária da Fundação World Press Photo, Mariana Rettore Baptista.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Como refere António da Silva Tiago, “há 25 anos que a Maia recebe a World Press Photo para ajudar a região a ver o mundo e a valorizar a democracia. Esta exposição é um marco das políticas culturais e programa educativo da Maia, mas também uma oportunidade para repensarmos o nosso compromisso com os objetivos de desenvolvimento sustentável”.

Importa referir que a exposição é gratuita e, até ao dia 1 de dezembro, poderá ser vista, de terça-feira a domingo, entre as 10h e as 22h. Há também visitas guiadas para escolas pertencentes à Área Metropolitana do Porto. As inscrições são feitas aqui.

O que poderá ser visto no World Press Photo?

Como refere a autarquia, em nota à imprensa, há alguns trabalhos de destaque que poderemos ver, no Fórum da Maia. Entre estes:

  • Fotografia do Ano “A palestinian woman embraces the body of her niece” [“Uma mulher palestiniana abraça o corpo da sua sobrinha”], de Mohammed Salem (Reuters) 
  • História do Ano “Valim-Babena”, de Lee-Ann Olwage (Para Geo)
  • Prémio de projeto de longo prazo com “The Two Walls” [“Os dois Muros”], de Alejandro Cegarra (The New York Times/Bloomberg)
  • Prémio de formato aberto “War is personal” [“A guerra é pessoal”], de Julia Kochetova
Fotografia: World Press Photo
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer