As melhores fotografias do mundo, captadas ao longo do ano de 2020, vão estar presentes no Fórum da Maia já a partir do próximo sábado, 30 de outubro. A exposição da “World Press Photo” é de entrada livre e vai estar patente na cidade até ao dia 21 de novembro.
O World Press Photo, recorde-se, é a principal competição do mundo para fotógrafos de imprensa, fotojornalistas e fotógrafos documentais, a nível profissional, e estabelece os padrões da profissão.
O concurso deste ano atraiu 4.315 fotógrafos de 130 países. No total, foram apresentadas a concurso 74.470 imagens e as premiadas serão apresentadas nesta exposição, que vai passar por mais de 100 cidades de mais de 45 países.
A “Fotografia do Ano”, “intitulada “O Primeiro Abraço”, é da autoria de Mads Nissen e retrata o primeiro abraço que uma idosa recebeu em cinco meses, devido à pandemia de covid-19. Por sua vez, a “História do Ano”, de Antonio Faccilongo, designa-se “Habibi [Meu Amor]” e retrata a coragem e a perseverança do povo palestiniano face a um dos conflitos mais prolongados e complicados da história moderna.
Na categoria de “Fotografia Individual”, o fotografo português André Ferreira recebeu o terceiro prémio com a fotografia “Fogo na Floresta”.
A inauguração da exposição da “World Press Photo” pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 22h00.
Fotografia: World Press Photo_Nicole Heidegger